data-filename="retriever" style="width: 100%;"> data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Os professores Carla Mano e Paulo Cervi são fundadores da empresa que prepara candidatos para vários concursos em Santa Maria
O amor pela educação acompanha a trajetória da professora Carla Mano desde a infância. Formada em Letras na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ela e o marido, Paulo Cervi, 60 anos, também professor, fundaram o Mano a Mano, preparatório para os mais variados concursos, a nível municipal, estadual e federal.
No início, o cursinho oferecia apenas aulas de português e redação. No entanto, a demanda motivou o casal a investir em outras disciplinas e, aos cinco anos de atividade, a expansão já era bem aceita para estudantes de vários níveis escolares.
Entre os diferenciais do Mano a Mano, está o trabalho especializado para crianças que pretendem prestar concurso para ingresso no Colégio Militar de Santa Maria (CMSM). Em 2019, o curso teve uma taxa de 70% de aprovação para a instituição do Exército, e nos últimos anos, em média, tem entre 50% e 70%.
- Preparar os alunos para um futuro próspero é o objetivo do Mano a Mano desde o começo - diz Carla.
Rede estadual de ensino retomará as aulas no dia 8 de março
METODOLOGIA
Com turmas pequenas, e até mesmo uma mesa em formato de "U", a interação entre alunos e professores, e entre os próprios estudantes, é um ponto chave para o pleno aprendizado no curso, que conta com docentes das mais diversas áreas de ensino.
- Para nós, o contato entre todos é fundamental. Procuramos acompanhar os alunos no dia a dia e desenvolver as potencialidades deles, conforme as particularidades de cada um - comenta a diretora.
A atualização é outra característica do Mano a Mano. Estar por dentro de tudo o que se refere à educação einvestir em tecnologia é uma marca da empresa. Com o avanço do ensino digital, o curso criou uma forma de aprendizado virtual para crianças, focado na leitura e interpretação de textos, com conteúdo leve e descontraído.
- A intenção é justamente fazer com que o estudante aprenda de maneira leve, com várias brincadeiras. Nosso curso é lúdico. Priorizamos, ainda, a saúde mental, que em tempos de pandemia, foi bastante afetada em muitas pessoas - explica Carla.
Projeto dentro do curso de Educação Física da UFSM visa combater a dopagem
A professora Tatiane Felipetto, 41 anos, depositou a confiança no Mano a Mano na preparação da ffilha Maria Eduarda Felipetto Morin, 12, no concurso do Colégio Militar. A menina alcançou a aprovação na segunda tentativa.
- Com certeza, o atendimento especializado fez a diferença. Mesmo em um ano atípico, o curso nos deu todo o suporte, trabalhando o todo da criança, ensinando a autonomia e o prazer em aprender - diz Tatiane.
Datas do Enem devem ser mantidas, garante Inep
DIFERENCIAIS
O Mano a Mano cursos se destaca por duas atuações diferenciadas no mercado da educação. Uma delas é o acompanhamento psicopedagógico, no qual busca dar atenção especial ao aluno e à família, com reuniões bimestrais e acompanhamento diário dos estudantes. Outro diferencial é o foco no desenvolvimento do hábito do estudo, que conta, inclusive, com consultorias de neurocientistas para orientações.
- Exercício físico, uso do celular, alimentação, entre outros fatores, são determinantes para o estudo produtivo. Para isso, buscamos orientações com especialistas para proporcionar educação qualificada aqui no Mano a Mano - conta Cervi.
Migrar para um espaço físico maior está nos planos dos educadores. Com a demanda cada vez crescendo mais, e a necessidade que o momento exige, a mudança de endereço deve ocorrer em breve.
- Queremos proporcionar ainda mais estrutura e segurança aos nossos estudantes com um lugar mais amplo - completa a diretora.
MANO A MANO
- Atuação - Cursos na área de educação, voltados à provas e concursos em geral
- Fundação - 1997
- Empregos - 25
- Endereço - Rua Alberto Pasqualini, 35/205
- E-mail - manoamanocursos@gmail.com
- Telefone e WhatsApp - (55) 3225-2862
- Instagram e Facebook - @manoamanocursospreparatorios
*Colaborou Wederlei Pires